Monday 15 October 2007

SCHIO...La Manchester d'Italia!

Caro leitores fui, como sabem, deslocado de Viena para Schio para aqui terminar o estágio. Como já estou aqui há duas semanas, está então na altura de dizer qualquer coisa sobre esta cidade pitoresca da Bella Italia!
Podemos então encontrar um Duomo grandinho...


Uma estação de comboio não electrificada...uma bela automotora que nos leva a Vicenza, cidade pela qual é obrigatório passar para ir a qualquer outra cidade.


Tem, obviamente, o Hotel Miramonte onde estou instalado que fica mesmo no centro e que usa este belo slogan que pus no titulo:


Cá estou na meu apartamento a rir a bandas despregadas depois de me ter contado uma piada mesmo muito boa...


...ok eu conto-vos a anedota
"S. chega ao pé de mim e pergunta:
-onde é que foste almoçar?
-E eu respondo...a um restaurante italiano"
Tá boa não está? É porque como estou em Itália....tão a ver não é?

E o melhor de tudo do hotel é que tenho direito a estacionar o "veiculo" da empresa na garagem


Bem continuando, há também uma espécie de museu, isto é, uma antiga fabrica de lãs que se mudou para fora do centro e aproveitou as antigas instalações para fazer esta espécie de museu do sector lanifício


E até um "castelo" cá há! Pode ver-se por toda a cidade indicações de como se vai para ao castelo...eu segui as placas e rapidamente cheguei ao castelo! Cá ficam as fotos do "castelo" visto por um lado....


...e por o outro.


Os arredores são montanhas altinhas. Eu fui até S. Antonio del Pasubio (sendo que o Pasubio é a montanha mais alta cá da zona)...
e heis as entranhas de Itália:


Pareceu-me uma zona bastante parecida com as aldeias do interior português, a agricultura de subsistência é a principal ocupação. As casas são feitas quase todas da mesma forma, isto é, o rés do chão para guardar as coisas da agricultura e o primeiro andar para viver. Há no entanto algo que não tinha visto em Portugal, é uma zona do primeiro andar que fica reservada para guardar a palha... não entendi porquê leva-la para o primeiro andar...talvez para evitar a água. Além disso nas ruas sente-se o cheiro da lenha a queimar o que deu a impressão de que o fogão de lenha é ainda muito usado.
Nas montanhas podemos ainda ver muitas coisas (trincheiras, fortes etc) que ainda ficaram da segunda guerra, dado que esta zona, pelo que dizem os nativos, foi das mais afectadas com a 2º guerra por causa da fronteira com a Áustria.
Dizem também os nativos que subindo às montanhas pode tocar-se o céu...Claro que só se consegue subir às montanhas de carro porque não há transportes públicos, portanto o "toque" ao céu fica para mais tarde!...outra hipótese era pôr-me à frente da automotora...dizem que quando se morre também se vai para o céu...

Sport Online Oktoberfest spezial angebot Tipps für sportwetten Brazil

3 comments:

MMR said...

...estranho!

Miss Japa said...

e so por curiosidade, a manchester de italia fica ao pé de quê? :P pode ser que te arranje para aí uns amigos via o rei italiano de tokyo :P

Anonymous said...

Olá. Você está morando em Schio ainda? O que achou da cidade?
Um abraço, João Zanella (joao.zanella@gmail.com)