Monday, 7 May 2007

Bucareste...

Obrigado Ana e Zé pelo alojamento no vossa "espelunca"!;) E ao Zé e ao Pratas pela fantástica visita guiada pela cidade... e pela noite Romena claro!



Foi uma visita diferente das que temos feito. Interessante...A cidade é impossível dizer que seja bonita: está muitíssimo degradada, cinzenta, destruída...tem muitos mosquitos e cheira MAL!! :)

ténis de mesa - um post num parque público - uma varanda - uma rua do centro

Os Romenos dizem-se um povo latino (apesar de ciganos!!...). Onde se nota mais é na língua...uma mistura de italiano...com espanhol...com tuga...

Laranja = Portocale
Farmácia = Farmacia
Carne = Carne

água = apa
chocolate = ciocolata

café = cafea
cerveja = bere
carro = cart

...gin tónico = gin tonico (??:)

A cidade está repleta de "quiosques" que vendem Kebabs (tal como em Viena) e Fornettis (folhados), que têm umas senhoras muito simpáticas com quem certas pessoas ficam na conversa às 7 da manhã...
Abertas 24h temos as floristas (nunca se sabe quando precisamos de um ramo de flores...) e as lojas de carimbos (lá está...nunca se sabe!!)

…No período entre as duas Guerras Mundiais, a elegante arquitectura da cidade concedeu-lhe o nome de “Paris do Leste” ou “A Pequena Paris” (Micul Paris)...


"Campos Elísios" lá do sítio (avenida construída com mais x mtrs de largura e comprimento que os
Champs-Élysées...)

Em 1972, Nicolae Ceauşescu (líder Comunista Romeno) dá início ao programa de sistematização, promulgado como uma forma de construir uma “sociedade socialista desenvolvida de forma multilateral”, que veio implicar a demolição sistemática de múltiplas aldeias, o deslocamento da população para pequenas estruturas urbanas, muitas vezes mesmo sem esperar que os programas de construção estivessem concluídos.
Bucareste sofreu enormes alterações com este programa, onde um quinto da parte velha da cidade é destruído para ser reconstruído segundo a perspectiva do autocrata. Foram destruídos cerca de 3 mosteiros, 20 igrejas, 3 sinagogas, 3 hospitais e 2 teatros.



Muitas pessoas morreram durante a construção do Palácio do Parlamento (antes chamado de Casa Poporului, a Casa do Povo) em Bucareste, edifício onde se situa actualmente o parlamento e que constitui o segundo maior edifício do mundo, após o Pentágono. O elevado investimento necessário para a construção deste edifício foi conseguido através de sistemas políticos de racionalização de bens essenciais aplicados sobre o povo.


O regime de Ceauşescu veio por terra após uma rebelião que se alastrou pelo país inteiro, chegando a Bucareste a 22 de Dezembro de 1989, quando as forças armadas fraternizaram com os manifestantes. Nesse mesmo dia, Ceauşescu foge da capital de helicóptero com sua mulher, enquanto um ajudante apontava uma pistola à cabeça do piloto. O piloto aterra ao simular uma falha mecânica e Ceauşescu é capturado pelas forças armadas num bloqueio de estrada. A 25 de Dezembro, Ceauşescu e sua mulher são condenados à morte por vários crime, incluindo genocídio, e executados em Târgovişte. A Roménia foi o único país do Bloco de Leste com um fim violento do regime comunista.

(Agradecimentos: Wikipédia e SkyEurope :)


Curiosidades:

- Quantos fios tem um poste de electricidade Romeno?


...indecifrável...Quando se estraga um acrescenta-se outro...Não?

- Tem um autoclismo que pinga e inunda a casa de banho??

Solução:
Uma corda ligada desde o sitio que pinga a um balde...(não esquecer despejar o balde, senão inundação na mesma... e trocar a corda de vez em quando, senão apodrece!). De génio!!


- Metro: proibido cruzar a perna enquanto se encosta à porta!

- Matrículas Romenas:


- Quantas antenas são necessárias num prédio?

(nada de confusões...uma antena para cada um!)


- Quantas pessoas são necessárias para trabalhar num Mc Romeno??

Muitas!! E nada de pedidos exigentes...senão chateiam-se!!

4 comments:

Anonymous said...

Viva, tugas 4ever...

Só uma pequena correcção... O origem dos ciganos tem sido sempre associada à Roménia e ainda não percebi bem porquê...

Um estudo detalhado da linguagem cigana mostrou que os ciganos têm origens na Índia... A migração começou por volta de 1000 AD. O sua linguagem tem características Persas, Arménias e Gregas o que dá uma alguma indicação das suas viagens.

E já agora, assim por alto, há cerca de 5 a 6 milhões de ciganos e estão espanhados um pouco por todo o Mundo mas principalmente na Europa , incluindo a Roménia ou até mesmo Portugal, Cova da Moura, buraca e afins...


Ciao ragazzi(e)

Anonymous said...

pois é!!!!

inveja de não viverem numa cidade tão glamourosa (ou não!!!) como a "mui nobre e sempre digna" bucuresti ou por outras palavras..."micul paris", que infelizmente (ou não!!!) já não é do nosso tempo, senão como podiam apreciar um blog colocado neste post (como alguém diria, com um nome que começa por 1 M e acaba em A... e que pelo meio tem as seguintes letras: ICAEL)

e a quem temos que agradecer, a quem?
pois com certeza...ao pai ceausescu!

um dia destes encontramo-nos por viena!

saudações romanestes
La Revedere!

JDias

MMR said...

Ahahahahha!
Mas so ponho blogs giros no nosso post!!
;)

Luísa said...

Bem... realmente a cidade está mto bem descrita... e agora c a chegada do calor a concentração de mosquitos e cheiros só deve aumentar (ai!!).
E claro, a nossa espelunca está spre à disposição...Devo escrever q durante qse 4 meses consegui estoicamente não revelar o aspecto do wc... até vocês chegarem haha!!
Apesar de só ter estado uma noite c vocês (e que noite!!) curti-vos ter cá... vemo-nos em Viena??
(uma pequena correção ao maravilhos dicionário tuga-romeno... carro não é cart, é maşina!... venha o diabo e escolha a melhor hahaha)